Casa Terra / TETRO Arquitetura

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaCasa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa Terra / TETRO Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Serra do Cipó, Brasil
  • Arquitetos: TETRO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  287
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luisa Lage
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art Ladrilhos, Metru, Top Coat, Xapuri, iluminar
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo
  • Colaboradores: Mariana Ventura, Déborah Martins
  • Projeto Estrutural De Concreto: BVA Engenharia
  • Projeto De Instalações Elétricas, Hidráulicas E De Ar Condicionado: PROALPHA Engenharia e Consultoria
  • Construção: SAMEL ENGENHARIA
  • Cidade: Serra do Cipó
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Luisa Lage

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Terra está implantada em meio à natureza, na região da Serra do Cipó, à aproximadamente 120km de Belo Horizonte. Com uma topografia praticamente plana, o terreno possui diversas árvores aroeiras, que no inverno perdem suas folhas e no verão mantém suas copas verdes e faz divisa, em uma das laterais, com uma área de proteção ambiental que possui uma extensa mata nativa.

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Luisa Lage

Após a primeira visita ao lugar, tornou-se clara a importância de manter as características naturais do terreno e criar uma intensa relação com a mata, onde não haverá vizinhos futuros. Além disso, a parte central do terreno, com as melhores características ambientais deveria se manter intacta.  Dessa forma, sua implantação e seu conceito se deram como respostas a esse entendimento.

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luisa Lage
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Imagem 23 de 29
Planta baixa primeiro pavimento
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Luisa Lage

A casa foi construída para uso nos finais de semana por um jovem casal, que vive em um apartamento na cidade de Belo Horizonte. Por esse motivo, uma das premissas do projeto foi criar um lugar de desconexão e descanso através do contato intenso com a natureza. Para isso, a lógica de implantação e circulação foi invertida. No apartamento em que vivem, eles circulam da área social para a área íntima em um corredor fechado entre duas paredes. Já na casa, eles podem ir de um lugar para outro por um caminho no jardim ou, no caso dos dias chuvosos, debaixo de uma marquise. Desse intenso contato com a terra, a grama e as árvores surgiu o nome Casa Terra.

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Luisa Lage
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão, Viga, Aido
© Luisa Lage

Sua estratégia para implantação foi criada a partir do questionamento de quais partes do terreno não deveriam ser ocupadas e o que deveria ser mantido, invertendo a lógica de pensar inicialmente no que deveria ser construído. A fim de manter toda a vegetação do terreno, o programa foi distribuído debaixo de uma laje fluida que se desdobra pelos espaços vazios entre as árvores.

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luisa Lage
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Imagem 24 de 29
Corte A
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada
© Luisa Lage

A cozinha social, que é o espaço mais importante em uma casa de fim de semana, foi locada, juntamente com a piscina, no centro do terreno. A suíte principal está nos fundos para se ter maior privacidade e os dois quartos de hóspedes e a sala na parte frontal do lote. Todos esses espaços estão voltados para a vista da mata e buscam intensificar o contato do corpo com os elementos naturais, como por exemplo no banheiro aberto, onde é possível se banhar debaixo da copa das árvores. 

Casa Terra / TETRO Arquitetura - Imagem 29 de 29
Maquete
Casa Terra / TETRO Arquitetura - Imagem 27 de 29
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Terra / TETRO Arquitetura" 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967042/casa-terra-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.